No Espaço da Memória está em exposição até ao dia 28 de fevereiro uma mostra de trabalhos realizados em Educação Visual pelas turmas do 7ºC, 7ºD, 8ºA, C, E e F, Oficina de Artes 7ºC e pelos alunos das multideficiências. A exposição procura mostrar as “pequenas obras de arte” de cada aluno. O resultado final implica o conhecimento dos conteúdos, a aplicação das técnicas e a criatividade.
Do 8º Ano observamos duas temáticas. Uma tem a ver com estruturas e módulo padrão. Elas existem em tudo o que o nosso olhar alcança natureza ou artificiais. Aqui os alunos organizam elementos que mantêm uma relação entre si através de redes modulares ou malhas criando um módulo. Foram feitos alguns estudos formais e de cor de exemplos de módulos e escolhido um que, através da repetição (simetria, rotação ou translação), deu origem ao padrão. Lápis de cor, canetas de feltro ou papéis de cor são os materiais utilizados nestes trabalhos. Foram ainda desenvolvidos alguns módulos tridimensionais no material “Eva” que facilitam a composição de variados padrões ao serem manipulados e justapostos de diferentes formas. Outro trabalho tem a ver com a comunicação visual e o reconhecimento de organizações humanas e dos seus produtos de forma rápida e simples através do seu logótipo. Pesquisa, esboços, geometria, positivo/negativo e cor deu origem a diferentes trabalhos de logótipo. Cada aluno desenvolveu o seu logótipo com base em uma ou duas iniciais do seu nome associado a um serviço/emprego.
Alunos das multideficiências frequentam as aulas de Educação Visual e também eles com a ajuda dos professores do Ensino Especial, professora de Educação Visual e dos colegas da turma realizam tarefas no sentido de dar resposta aos conteúdos disciplinares. A mostra de alguns trabalhos é acompanhada com fotografias do contexto da sala de aula, dando conta da integração e empenho destes alunos em realizar as suas tarefas.
As “pequenas/grandes” obras de cada aluno têm como finalidade desenvolver a perceção visual, através da criação e implementação de hábitos de observação, análise e síntese; o rigor através da correta aplicação de técnicas e dos elementos linguísticos essenciais; a criatividade, através do amadurecimento das capacidades expressivas. Em síntese, uma formação cultural global baseada na consciencialização dos valores artísticos e dos valores ambientais.
0 comentários:
Enviar um comentário