segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

I Encontro 2014/15 de Desportos Gímnicos amanhã na ESAAG


     Realiza-se amanhã no Pavilhão Polidesportivo da ESAAG o I Encontro de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar. Trata-se de um evento que reúne cerca de 200 ginastas mais cerca de 100 elementos de apoio entre professores e juízes. Participam, para além da ESAAG, a Secundária da Sé (Guarda), a Escola Carolina Beatriz Ângelo, o Agrupamento de Escolas de Trancoso, o Agrupamento de Escolas de Seia, a Esc. Bás. e Sec. de Aguiar da Beira e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres. Depois de uma reunião técnica com professores e juízes às 9h30, o Programa inicia-se pelas 10 horas pela seguinte ordem: Acrobática (pares e trios); Artística; Tumbling / Mini-Trampolim; e Grupos. 
     Entre os juízes muitos alunos do 10º ano do Curso Prof. de  Apoio à Gestão Desportiva. Que corra bem. 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

FOI A 31 DE JANEIRO Encontro Nacional "Tablets na Educação"

No passado sábado, dia 31 de janeiro de 2015 realizou-se o Encontro Nacional “Tablets na Educação” promovido pela DGE (Direção-Geral da Educação), em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. O Encontro teve como objetivos a promoção do debate e partilha de informações sobre a utilização de tablets e outros dispositivos móveis na educação  e realizar um balanço dos projetos-piloto que, atualmente, estão a ser desenvolvidos em Portugal e na Europa.
O dia começou com a sessão solene de abertura dos trabalhos, seguindo-se a comunicação “Das novas tecnologias às novas pedagogias” por Diana Bannister da University of Wolverhampton (Reino Unido). Foram apresentados alguns resultados relativos ao projeto Creative Classrooms Lab e outros projetos europeus.
No primeiro painel da manhã foram apresentados alguns dos projetos em desenvolvimento em Portugal relacionados com a utilização de tablets e outros dispositivos móveis em educação: Projeto TEA, Projeto-piloto EDULABS, Projeto CCL e Projeto ManEEle.
No segundo painel foi debatida a importância das lideranças na implementação de projetos inovadores e que permitam a mudança para novas pedagogias.
À tarde foi debatido o tema da utilização de dispositivos móveis na educação nos países europeus e foram apresentadas algumas experiências do Projeto Creative Classrooms Lab e outros estudos por Anja Balanskat da European Schoolnet.
No terceiro painel foram apresentados relatos na 1ª pessoa sobre a prática pedagógica com recursos a este tipo de dispositivos. Os recursos educativos digitais foram abordados no quarto painel por elementos de várias editoras e da Casa das Ciências.
Como balanço da participação neste Encontro fica sem dúvida a ideia de que os equipamentos móveis (tablets e smartphones) são cada vez mais um instrumento ao dispor do professor para melhorar a sua prática letiva. A inovação deve sempre guiar a forma como o professor enfrenta o processo de ensinio-aprendizagem e a mudança de paradigma para novas pedagogias deve ser encarada como uma mais-valia.

Prof. Paulo Santos

Workshop Scratch & Arduino a 11 de fevereiro


Vai decorrer na Escola Secundária Afonso de Albuquerque e no âmbito das atividades do clube de robótica um workshop na área da programação e robótica que integra o Scratch (programação) e as placas Arduíno (eletrónica).
Este workshop é dirigido a alunos do 2º e 3º ciclo e secundário que tenham algum interesse pela área de programação ou robótica. É ministrado por um elemento da Associação Nacional de Professores de Informática, na 4ª feira dia 11 de fevereiro, às 14:15, com a duração aproximada de duas horas, numa das salas de informática da escola.
Se estiverem interessados em participar, Inscrições até 08/02 em: http://goo.gl/forms/MQlhpde4K1


Workshop Scratch & Arduino - Se o Scratch torna possível atrair os alunos para a programação, imagine juntá-lo a uma placa de prototipagem eletrónica, a Arduíno, usada por artistas, designersmakers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

NA ESAAG Workshop "Internet mais segura" para o 4º ano




No âmbito do plano de atividades do Agrupamento de escolas de Afonso de Albuquerque, o Grupo de Informática preparou e está a realizar na Escola Afonso de Albuquerque workshops cujo tema se relaciona com a utilização segura da Internet.
Estes workshops têm como objetivo a sensibilização para os perigos na Internet e tem como público-alvo os alunos do  4º ano das escolas Santa Zita, Espírito Santo, Adães Bermudes, Lameirinhas, Augusto Gil e Bonfim. Estes workshops estão a decorrer entre os dias 2 e 11 de fevereiro.
Vai decorrer ainda no dia 10 de fevereiro (Dia da Internet mais Segura) uma palestra na Escola Afonso de Albuquerque para alunos do 3º ciclo e secundário, durante a manhã, organizada pelo grupo de informática e que tem a participação do Eng. Pedro Pinto, professor do Instituto Politécnico da Guarda.

Dia Mundial de Luta contra o Cancro é hoje


     O Clube de Saúde lembrou-nos com um painel à entrada da Escola que hoje é o Dia Mundial de Luta contra o Cancro. No painel aparecem os diversos tipos de cancro e o seu grau de mortalidade em Portugal. Cancro dos pulmões, da mama, da próstata  e colorretal são os que têm consequências mais terríveis. Se puderes fazer o rastreio, não hesites.