quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É AMANHÃ Atividades na ESAAG

   

    Amanhã será o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o grupo de Educação Física com a colaboração da CERCIG, da ADM Estrela e do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva, vai realizar um conjunto de atividades com deficientes e com não-deficientes de modo a interiorizar a condição de deficiente. Assim, o programa prevê entre as 9 horas e as 12h30 Exercícios de Ginástica Adaptada, Triatlo Adaptado, Boccia, Ténis de Mesa Adaptado, Corrida de Orientação, Basquetebol em cadeira de rodas, Rugby adaptado, Voleibol sentado e Goalball. As atividades serão no Salão e nos diversos ginásios ou pavilhões. 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PLANO NACIONAL DE CINEMA Vêm aí atividades com cinema


O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério da Educação e Ciência, operacionalizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC).
Atendendo à experiência tida no ano letivo de 2012/2013 por alguns dos docentes que neste momento integram o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e ao sucesso que a implementação do projeto obteve junto dos alunos, a direção do agrupamento considerou que a adesão ao mesmo seria uma mais-valia para os alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. A este ponto acresceu o facto de a Guarda se encontrar geograficamente afastada dos grandes centros, o que dificulta o acesso dos alunos a eventos culturais.
Deste modo, pretendemos despertar nos alunos e na comunidade educativa hábitos de ver e valorizar o Cinema enquanto arte e património cultural; promover o conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais; divulgar obras da produção cinematográfica nacional e mundial junto da comunidade escolar; desenvolver o espírito crítico e estético dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento global; e utilizar a arte cinematográfica de forma pedagógica e didática na promoção do saber científico e humanista através da abordagem nas mais diversas disciplinas.
Os trabalhos preparatórios já foram realizados em todos os níveis de ensino, tendo sido feitas planificações aquando das reuniões intercalares. Assim, serão permitidas diferentes abordagens de acordo com os ciclos, alunos em questão e respetivos professores.
Ao longo deste primeiro período as atividades realizar-se-ão tanto em contexto de sala de aula como em contexto de escola, sendo visionados diversos géneros cinematográficos: filmes de animação, curtas-metragens, longas-metragens, documentários e ficção.
Já se iniciaram os trabalhos de pré-visionamento dos filmes, ocorrerá a visualização dos mesmos nas últimas semanas de aulas deste período e por fim serão realizados trabalhos de análise e de síntese, em diferentes disciplinas.
No segundo período a equipa do PNC a nível de agrupamento tentará levar os alunos ao Teatro Municipal da Guarda (TMG) na atividade denominada “ O Cinema está à tua espera”, permitindo então que os alunos assistam a filmes de autores portugueses numa sala de cinema.
A coordenadora do PNC a nível do Agrupamento.

Daniela Maria Vaz Daniel

COP 21 O CO2 e os compromissos dos países


Na conferência COP 21, que está a decorrer em Paris, um dos assuntos discutidos tem sido a emissão de grandes quantidades de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera, sendo este o gás com maior efeito de estufa.
A China é o país que apresenta uma maior percentagem de emissões sobre o total de 2012 (25,4%, mais de um quarto), seguida dos EUA (14,4%), sendo estes o país que apresenta o maior número de toneladas emitidas deste gás por pessoa (19,9 toneladas por pessoa) seguidos da Rússia (16,2 toneladas por pessoa). Todos os países apresentaram propostas para reduzir estas emissões das quais escolhemos as dos países mais poluentes:
-a China pretende reduzir as emissões entre 60% a 65% face a 2005;
-os EUA comprometem-se a reduzir as emissões de gases que provocam efeito de estufa entre 26% e 28% até 2025 em relação aos níveis de 2005;
-a Rússia (terceiro caso de maiores emissões de CO2) compromete-se a reduzir as emissões entre 25% e 30% até 2030 em relação aos níveis de 1990.
As emissões de dióxido de carbono em partes por milhão (ppm), que em 1995 rondavam os 335 ppm e os 360 ppm, aumentaram significativamente atingindo, em 2015, o valor de 400 ppm.

Para obterem informação mais detalhada sobre o assunto tratado neste artigo proponho que visitem o site do Jornal Económico no link http://economico.sapo.pt/noticias/cimeira-do-clima-quase-150-lideres-mundiais-em-paris_236195.html    (Foto publico.pt)
Francisco Fonseca (8º D)

SÁBADO, DIA 5 E QUARTA, DIA 9 José Manuel Monteiro apresenta livro na BMEL e na ESAAG


    José Manuel Monteiro, professor de Português no AEAAG, apresenta no próximo sábado, dia 5 de dezembro, às 16 horas o seu livro "A (im)perfeição dos dias" na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. A edição é da Editora Lua de Marfim, sendo o livro apresentado por Daniel Rocha, professor e escritor, para além de ex-aluno da ESAAG. Na quarta-feira seguinte, dia 9, o livro será também apresentado na ESAAG às 14h30 na Biblioteca Escolar.
    A obra reúne 77 poemas de José Manuel Monteiro, que aponta no Prefácio a "busca da perfeição" como "condição de todo o ser humano". José Manuel Monteiro assinala as palavras como "alimento do espírito"  e faz radicar na figura dos pais a educação para o domínio da linguagem, paralelamente à construção da identidade, repartindo também com eles a autoria e  o mérito destes poemas. 

NUNO DE MONTEMOR AMANHÃ NA BMEL António Morgado vai falar dos livros da biblioteca de Nuno de Montemor

Amanhã, dia 3 de dezembro, às 18 horas, a BMEL (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço) promove mais uma sessão de "A vida dos livros", desta vez sobre a biblioteca de Nuno de Montemor. Será António Morgado, ex-professor e ex-diretor da ESAAG, atualmente a dirigir o Lactário Dr. Proença, a apresentar a biblioteca pessoal do escritor Nuno de Montemor. Pretende responder às perguntas dos curiosos sobre a biblioteca de Nuno de Montemor, fundador do Lactário: as suas leituras, as dedicatórias dos seus livros, as anotações que fazia, etc. Vamos ver / ouvir?