terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Amnistia International

Maratona de Cartas na Escola

  
  Na ESAAG está a decorrer a iniciativa da Amnistia International MARATONA DE CARTAS, que consiste no envio de cartas destinadas à reivindicação de direitos cívicos para pessoas ou comunidades, neste caso do jornalista Eskinder Nega (etíope), do defensor dos direitos dos homossexuais Ihar Tsikchanyuk (Bieolorússia), da ativista cambodjana Yorma Bopha e da comunidade Nabi Saleh (Cisjordânia). A atividade começou na noite do Desfile VESTIR OS VALORES II, em que uma mesa esteve montada no Salão a  recolher assinaturas. Agora a mesa está na Sala de Diretores de Turma à espera de mais signatários. Vamos defender os direitos dos outros?
  Assinalando hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos, realiza-se em Lisboa o espetáculo Live Freedom II que apadrinha alguns dos casos defendidos pela Amnistia. O espetáculo conta com a participação de Sérgio Godinho, Luísa Sobral e Batida. A iniciativa MARATONA DE CARTAS conclui-se no dia 17 de dezembro. 

domingo, 8 de dezembro de 2013

A VIDA A BORDO DE UMA ESTAÇÃO ESPACIAL

Exposição na ESAAG até 10 de janeiro

A Exposição "A vida a bordo de uma Estação Espacial" estará na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, sede do Agrupamento com o mesmo nome, de amanhã, dia 9 de dezembro, até ao dia 10 de janeiro de 2014. A iniciativa surge na sequência da adesão da Escola, mais concretamente do Centro de Ciências Experimentais (CCE), a um Projeto coordenado pela Agência Espacial Europeia (ESA). O material escrito exposto veio diretamente da ESA e faz parte do Education Kit international space station, traduzido para português. São disponibilizados materiais que os professores, nomeadamente dos 1º e 2º Ciclos, poderão usar em sala de aula.
O objetivo principal da Exposição é despertar os alunos e seus professores para a temática da Exploração Espacial. Todos poderão colocar dúvidas num painel especialmente concebido para o efeito. O CCE responderá. Boa Visita à Exposição!
Alina Louro (professora de Física e Química na ESAAG)

sábado, 7 de dezembro de 2013

Livro de Carlos Adaixo é apresentado hoje na Guarda

 

 Hoje, dia 7 de dezembro, pelas 16 horas, no Arquivo Distrital da Guarda, é apresentado o romance "Café no centro da cidade", de Carlos Adaixo, ex-professor da ESAAG. Carlos Adaixo é atualmente professor no Agrup. Escolas de Pinhel e tem desenvolvido ao longo dos últimos anos a atividade de artista plástico e de cronista na imprensa regional. "Café no centro da cidade" é a primeira incursão de Carlos Adaixo na ficção. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Primeira reunião foi demorada


Novo Conselho Geral Transitório tomou posse


Após as eleições do passado dia 20 de novembro, teve lugar na passada quarta-feira, dia 4 de dezembro, a primeira reunião do Conselho Geral Transitório. Nela tomaram posse os elementos eleitos relativos aos corpos eleitorais dos professores (Carla Almeida, Ana Paula Rato, José António Pereira, Ana Margarida Cardoso, Carlos Bombas, Virgílio Bento e Carlos Rodrigues), do pessoal não docente (Delfina Santos e Isabel Dias) e dos alunos (Catarina Reis). Tomaram posse ainda os elementos designados pela Associação de Pais (Ismael Duarte, Joaquim Nércio Marques, Ana Margarida Cariano, José Alexandre Branco e José Maria Coelho) e pela Câmara Municipal da Guarda (José Segura Fernandes, João Luís Monteiro e Sandra Alpendre). O Conselho decidiu em seguida as entidades guardenses a cooptar, sendo elas a Polícia de Segurança Pública, a Unidade Local de Saúde e o Instituto Politécnico da Guarda, que serão em seguida convidadas oficialmente. Na próxima reunião, ainda neste 1º período, tomarão posse os representantes destas entidades e será em seguida eleito o Presidente do órgão. É provável que seja logo nomeada nessa reunião uma Comissão para iniciar os trabalhos de execução do novo Regulamento Interno do Agrupamento.
Na parte final da reunião, que se prolongou por cerca de 3 horas, foram debatidos, por iniciativa dos representantes da Associação de Pais, dois problemas que têm vindo a preocupar a comunidade escolar: o sistema de aquecimento e alguns fenómenos de indisciplina na escola. Quanto ao aquecimento, os conselheiros solicitaram ao Presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) que envidasse esforços no sentido de resolver até janeiro junto da Parque Escolar o problema do aquecimento em zonas da escola onde as salas não estão a ser aquecidas, o que está a resultar em situações de desconforto para alunos e professores. A partir de janeiro decidir-se-ia uma forma de protesto com maior visibilidade para o exterior caso a situação não fosse resolvida de maneira satisfatória. No que respeita à indisciplina, a situação também não é agradável, com fenómenos de vandalismo pouco habituais nesta escola, fenómenos que não dão uma boa imagem do nosso ambiente escolar. Após as explicações do Presidente da CAP, que fez o panorama da situação, o Conselho solicitou ao presidente da CAP que tomasse rapidamente as medidas necessárias à reposição de anormalidade, nomeadamente a punição dos responsáveis, de forma a recuperar um ambiente de tranquilidade e segurança. (foto Ricardo Carvalho)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

Programa da nova Associação de Pais

A lista vencedora da eleição para a Associação de Pais apresentou o programa que se segue no passado dia 26 de novembro.

PELOS NOSSOS FILHOS NA ESCOLA PÚBLICA
Somos um grupo de pais ativos e empenhados na educação dos nossos filhos, disponíveis para alargar a nossa dedicação e saber a toda a comunidade escolar, tendo como enfoque o interesse de todos os alunos do nosso agrupamento. Entendemos que como parte interessada no processo educativo podemos dar um contributo relevante para o sucesso da formação dos alunos, e da qual não nos alhearemos.
Pretendemos pautar a nossa atuação pelos seguintes pontos:
1.Cooperar ativamente com a direção do agrupamento de modo a garantir o normal funcionamento de todas as escolas que o integram.
2.Contribuir para uma maior abertura do agrupamento à Sociedade Civil, promovendo sinergias com associações, empresas e instituições de solidariedade social, através da realização de ações solidárias.
3.Pugnar pela dignificação do ensino em todas as suas vertentes.
4.Promover o sucesso escolar, colaborando com a escola na sensibilização da importância da assiduidade e do comportamento em sala de aula.
5.Promover a capacitação parental através da realização de ações de sensibilização subordinadas a temas de interesse, como a indisciplina/violência; alimentação saudável; problemas na adolescência, etc.
6.Realizar ciclos de tertúlias sobre temas de interesse sobre a Guarda, cidade educativa.
7.Promover ações de desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos em áreas como: a preservação do espaço público; a valorização da escola; a educação para a cidadania; sexualidade; noções básicas de socorrismo, etc.
Todos os pais e encarregados de educação podem contar com uma direção da associação dedicada, disponível e fácil de contactar, para responder às vossas solicitações.