quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Arranjos na cerca



     Nos últimos dias têm decorrido trabalhos na área da cerca da ESAAG com corte de ramadas baixas e eliminação das ervas daninhas. Revitalizar a cerca e conseguir melhores condições de segurança de forma a evitar queda de ramos na zona do passeio exterior ou na via de circulação é o que se pretende com esta ação. Esta foi desenvolvida pela Junta de Freguesia da Guarda, que gentilmente apoia assim o Agrupamento. 

Clube dos Poetas Vivos de outubro


O Clube de Leitura deu início à atividade “Clube dos Poetas Vivos” que tem como objetivo dar a conhecer os poetas ainda vivos e que não fazem parte dos programas de Português. No mês de outubro divulgamos a poesia de Fernando Pinto do Amaral.
Escritor português, crítico literário e tradutor, nasceu a 12 de maio de 1960, em Lisboa. Fez o doutoramento em Literaturas Românicas, sendo professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Tendo começado a escrever aos 30 anpos, revela-se como poeta em 1990 com a obra Acedia e, desde então, tem publicado obras de poesia com regularidade. Assim, em 1993, edita o livro de poemas A escada de Jacob, em 1997, Às Cegas e, em 2000, Poesia Reunida.
A sua obra, fundamentalmente poética, espelha uma atitude melancólica que caracteriza a vivência finissecular, vivência esta marcada pela noção de pós-modernidad.
Traduziu ainda o livro do poeta simbolista francês Baudelaire, Les Fleurs du Mal, pela qual recebeu o Grande Prémio de Tradução do Pen Club da Associação Portuguesa de Tradutores e os Poemas Saturnianos, de Verlaine, também na corrente simbolista. Traduziu também toda a poesia do argentino Jorge Luís Borges.
As suas obras mais recentes são o romance O Segredo de Leonardo Volpi e o livro para crianças A minha primeira Sophia, ambos de 2009.
Em fevereiro de 2008 recebeu em Madrid o Prémio Goya, na categoria de Melhor Original pelo seu Fado da Saudade, interpretado por Carlos do Carmo no filme Fados, de Carlos Saura.
Em dezembro de 2009 foi nomeado comissário do Plano Nacional de Leitura.
Em 2012 publicou a coletânea de poesia Paliativos.
Aqui vai um dos seus poemas para aguçar o apetite:

ECO
É mais fácil partir quando o silêncio
transpõe a tua voz.
Mais simples celebrar a tão efémera
certeza de estares vivo.
A música do ar esvai-se nas sombras,
tu sabes que é assim,
que os dias correm céleres, não tentes
perseguir o seu rasto – repara
como em abril as aves são felizes.
Sê como elas: não perguntes nada,
deixa que o sol responda à flor da tarde
e esquece-te do mundo.
                                                                                                                                                                                       

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Bolsa não apanhou o nosso Agrupamento

     A malfadada BCE (Bolsa de Contratação de Escola) não fez vítimas no nosso Agrupamento, não tendo que ser substituído qualquer professor, asseguraram-nos responsáveis do Agrupamento. É quase um milagre!

Demonstração do Clube de Robótica na ESAAG





     Hoje, pelas 10h15, realizou-se uma demonstração de robótica no salão da Escola Afonso de Albuquerque em parceria entre o Clube de Informática / Robótica e a Associação Desenvolver o Talento (Adot). O Clube, que irá funcionar no Agrupamento, é um projeto interdisciplinar e tentará envolver os alunos na conceção, idealização e programação de robôs, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares.
A Informática como área do saber ocupa hoje um lugar privilegiado pelos avanços tecnológicos conseguidos e, fundamentalmente, como instrumento de ensino e aprendizagem. A Robótica, como área que integra diferentes tecnologias e abordagens,  da mecânica à eletrónica, da informática ao design, mostra ser capaz de suscitar a convergência dos meios humanos e materiais da escola na experimentação e elaboração de novos projetos.
O horário de funcionamento é:
·Escola Afonso de Albuquerque à 2ª feira das 14:00 às 14:45 e das 14:50 às 15:35 (Sala Inf2)
·Escola Básica de Santa Clara à 5ª feira das 14:00 às 14:45 e das 14:50 às 15:35 (Sala Inf.)
Para se inscreverem basta enviar um e-mail para: paulosantos@aeaag.pt com o nome, nº, ano e turma ou aparecer na respetiva sala.
O Clube estará aberto a todos os alunos e à colaboração de professores interessados, sendo dinamizado pelo professor Paulo Santos.

Não queres colaborar neste Blogue?


     As notícias sobre a escola e os jovens interessam-te? Estamos à procura de repórteres, fotógrafos e outros escribas para este blogue. Não queres vir ajudar? Disponibiliza-te falando com os professores Joaquim Igreja ou José Manuel Monteiro ou ainda pelo e-mail blogueexpressao@gmail.com
      É muito mais divertido do que podes pensar.