Glória Gata,
professora da Escola de Santa Clara:
TODO O MEU SER,
de Anna Funder
Foi-me proposto escrever um pequeno depoimento sobre um livro que tenha lido recentemente. Apesar de não ser uma leitora compulsiva, gosto imenso de ler e tenho sempre junto à cama um livro para todas as horas de insónia. A maior dificuldade foi a escolha do livro. A minha leitura, apesar de diversificada, “tomba” maioritariamente, talvez por defeito de formação académica, para romances fundamentados em relatos históricos.
Porquê este? Porque é uma leitura emocionante, e a sua escrita é emotiva e imaginativa. Porque é uma poderosa história de amor que relata a heroica e trágica história da resistência alemã na Segunda Guerra Mundial. Porque, tal como diz o Spectator, é um romance magnífico que transcende o seu cenário. E ,finalmente, porque vai de encontro aos princípios pelos quais tento viver em sociedade e pela sociedade.
Tenho um número limitado de palavras, sei, mas é-me essencial reproduzir um pouco do que me fascinou:” (…) A maior parte das pessoas não tem imaginação. Se pudessem imaginar o sofrimento dos outros, não os fariam sofrer tanto. Era nisto que todos nós acreditávamos. (…) até deixar de poder acreditar. (…) Arriscávamos a vida para ajudar os nossos companheiros (… ) a imaginar.”
0 comentários:
Enviar um comentário