São três os domínios em que se estrutura este ciclo de avaliação: Resultados, Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão.
Os Resultados analisados são os académicos (resultados internos e externos, abandono e desistência, qualidade do sucesso) e os sociais (participação na vida da escola, disciplina, formas de solidariedade, impacto da escolaridade no percurso dos alunos) e ainda a satisfação da comunidade e as formas de valorização dos sucessos dos alunos.
Quanto à Prestação dos Serviços Educativos, avalia-se o planeamento e articulação, a gestão articulada do currículo e o trabalho cooperativo entre docentes; por outro lado, os métodos e práticas de ensino e a monitorização do ensino e das aprendizagens.
Finalmente na liderança e gestão, avalia-se a qualidade e desenvolvimento dos projetos, a visão estratégica, a motivação das pessoas e a gestão de conflitos; a organização e gestão dos recursos, os circuitos de comunicação e as lideranças intermédias; a qualidade e o impacto da autoavaliação e sua utilização para uma real melhoria das práticas e dos resultados.
Nos próximos dias iremos dando mais pormenores do processo.
0 comentários:
Enviar um comentário