No 7º ano, na disciplina de Português, continua a aventura de descobrir textos literários, portugueses e estrangeiros, de diversas épocas e géneros. Pretende-se assim que o aluno identifique “temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referência”. Também comparar textos de diferentes géneros é uma das metas pretendidas, do mesmo modo que reconhecer valores culturais presentes neles, exprimindo ideias pessoais sobre os textos e chegando mesmo a pequenos comentários.
Trata-se pois de um exercício de leitura regularmente seguido de escrita, “aumentando progressivamente a extensão e complexidade dos textos selecionados” e fazendo leitura oral, recitação e dramatização de textos lidos. Os textos de comentário devem também aparecer cada vez mais em contextos de iniciativa pessoal.
No quadro abaixo apresentado podem ver-se as leituras propostas pelas Metas, entre as quais os professores selecionarão em setembro as leituras obrigatórias. Algumas delas, nomeadamente as mais curtas (poemas e contos), vêm incluídas no manual (PARA)TEXTOS. As leituras mais longas porque não iniciá-las nas férias? São bem agradáveis. Nos últimos anos têm sido:
-O cavaleiro da Dinamarca (Sophia de Mello Breyner)
-Leandro, rei da Helíria - excertos (Alice Vieira)
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